PARALELO ENTRE O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E AS REDES SOCIAIS

Platão conta a história de uns prisioneiros que vivem desde de sempre acorrentados dentro de uma caverna. Eles só conseguem ver as sombras projetadas nas paredes da caverna por objetos que passam na frente de uma fogueira lá trás. Para eles, aquela sombras são a única realidade possível. Em um momento uns dos homens conseguem se libertar, saí da caverna, ve o mundo de verdade, com cores, luz, arvores, céu, etc... E percebe que tudo que via antes era só ilusões. Quando ele volta para contar para os outros, ninguem acredite nele. 

Hoje as redes sociais são tipo essa caverna. Muita gente passa horas e horas, ali vendo só o que as pessoas postam, fotos perfeitas, viagens, vidas incríveis... Só que assim como a sombra das cavernas, isso não é a realidade completa, é só uma parte editada e filtrada. 

As pessoas acreditam que aquilo ali é normal, e começam a se comparar, achando que suas vidas são ruins, porque só enxergam as ´´sombras`` (as postagem perfeitas) e não a realidade de verdade ( as lutas, dificuldades e momentos normais que ninguém posta). 

E quando alguém tenta sair desse ciclo, tipo dar um tempo nas redes sociais, ou falar sobre como a vida real é diferente do instagram, as outras pessoas podem criticar ou não entender, igual aos prisioneiros, achando que o homem que saiu da caverna ficou doido. 

O mito e as redes socias mostram como é fácil a gente se prender a uma ilusão e esquecer de viver o mundo real, com imperfeições, desafios e momentos bons de verdade, e quando a gente precisa sair dessa ´caverna digital´ de vez em quando para enxergar a vida com os proprios olhos, sem filtro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Van Gogh Autorretrato